terça-feira, 1 de setembro de 2009

Expressão de Louvor é Essencial


Introdução

Desde a explosão da música evangélica na década de 90, um enorme número de grupos musicais cristãos têm se destacado. Muitos deles têm sido grandemente abençoados por Deus e têm levado milhares de pessoas à presença de Deus. Falo não somente das grandes equipes mas também dos grupos de louvor das nossas igrejas vizinhas, em nossas próprias cidades. Por outro lado, um problema comum também têm se destacado entre os levitas: a falta de expressão de louvor!

Falta de Expressão

Vários irmãos que trabalham com ministério de música na igreja têm se esforçado para fazer tudo correto (busca da santidade, organização, musicalidade, etc), mas quando sobem no púlpito para ministrar parece que congelam. Falam em linguagem formal, não demonstram aquilo que estão cantando, não puxam a igreja em palmas, coreografias, passos, etc. Eles não possuem expressão de louvor!

Aí mora um grande problema pois Deus se agrada quando o seu povo vive e demonstra aquilo que canta. E os levitas são as pessoas separadas para, pelo menos, levar a igreja a fazer isto, dar exemplo aos irmãos. É realmente estranho quando vemos um conjunto entoar músicas de alegria, mas estão com o semblante caído. É estranho quando vemos alguém batendo palmas e sorrindo em momento de quebrantamento ou arrependimento. É estranho quando observamos que os músicos não estão cantando com a congregação. Na verdade, isto não é estranho é um balde de água fria !!!

O povo de Israel quando louvava, não usava apenas os lábios, mas também os braços, as pernas, as mãos, etc. Eles dançavam, pulavam, bradavam, cantavam em uníssono, se ajoelhavam, erguiam as mãos, batiam palmas, etc. Eu te pergunto: Deus fez alguma coisa para repreendê-los? É claro que não! Isto porque Deus gosta que seus filhos se alegrem em Sua presença. É realmente difícil convencer a alguém que você está alegre simplesmente dizendo com o rosto "fechado": Eu estou alegre. Eu estou alegre. Eu estou alegre... Para convencer alguém que você está alegre você não precisa dizer nada, apenas demonstre a sua alegria!!! É isto que Deus quer que façamos.

Nenhum comentário: