quinta-feira, 27 de maio de 2010

Festejar e sofrer



Eudoxiana Canto Melo


Gostamos de estar em ambientes festivos. Mas muitas pessoas dependem de circunstâncias agradáveis e de afeto para verem a vida de maneira positiva e para crer em Deus; procuram viver de festa em festa, de diversão em diversão, para fugir do sofrimento e dos questionamentos que ele promove.


Em Eclesiastes, a Bíblia nos ensina que os momentos de tristeza podem proporcionar lições preciosas para o nosso amadurecimento: “Melhor é a mágoa que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração” (Ec 7:3). No mesmo capítulo, Salomão diz que os sábios são aqueles que não dependem de risos e festas (Ec 7:4). A vida não é toda feita de dor, mas também não é toda colorida, como gostaríamos que fosse. A única maneira de lidarmos bem com a dor é encarando-a e permitindo-nos aprender com ela, ao invés de fingirmos que não existe.


O sofrimento é sempre uma oportunidade de nos tornarmos melhores. As diversões e as festas, por outro lado, podem ter um efeito contrário a esse, se as usarmos como um meio de fugirmos das nossas responsabilidades e da nossa dor. Precisamos vivê-las, sem deixar que nos impeçam de amadurecer. Sendo assim, festejar e sofrer são desafios que devemos encarar com sabedoria.

Retirado do site www.fumap.com.br

3 comentários:

Umap Vila Antunes disse...

massa

Daniela disse...

realmente na vida o sofrimento é inevitável, basta nós passarmos por tudo sem desistir...que a alegria sempre vemMm!

Gabi disse...

Como diz um verso: "O sofrimento é inevitável, mas a dor opcional".
Aprendemos com nossas lutas e elas servem para nos deixar mais próximos de Deus, mas é tão difícilenfrentá-las ....