segunda-feira, 28 de junho de 2010

Alimentos Orgânicos!



Thiago Souza


Todo alimento orgânico é muito mais do que um produto sem agrotóxico. É o resultado de um sistema de produção "agrícola e ecológico", por meio de ações equilibradas para a utilização do solo e os demais recursos naturais (água, plantas, animais, insetos e outros), conservando-os a longo prazo e de forma harmônica com os seres humanos.

Para ter qualidade de vida é fundamental se alimentar direto. Consumir produtos orgânicos gera muitos benefícios. Primeiramente fortalece a saúde, pois são compostos de mais nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo, e claro, e nosso sistema imunológico (defesa). São alimentos mais saborosos e saudáveis.

Ajudamos a diminuir a quantidade de resíduos químicos no geral, protegendo a qualidade da terra, da água e do ar, e também a restaurar a biodiversidade, a economizar energia e a reduzir o aquecimento global, sem falar da contribuição para as gerações futuras.

Para isso, necessitamos conhecer um pouco os alimentos, sua origem, modo de produção e saber diferenciá-los. Basicamente podemos citar três formas atuais de produção:
  • Convencional: É a forma mais comum, que todos conhecem, para fertilizar e eliminar algumas pragas do cultivo utiliza-se de forma exagerada produtos químicos, que por sua vez, não são saudáveis.
  • Hidropônico: Essa forma é utilizada para ganhar espaço e praticidade, porém, como o método convencional, utiliza sais minerais de forma líquida em substituição a terra. Este modelo também utiliza adubos químicos com substâncias nocivas à saúde.
  • Orgânico: É o cultivo que acompanha o "ciclo da natureza". Não são utilizados adubos químicos nem sementes transgênicas. O controle de eventuais pragas é feito com medidas preventivas e produtos naturais. O resultado da produção de alimentos orgânicos é um trabalho digno e seguro para os produtores e meio ambiente protegido.
Consuma sempre que possível, produtos orgânicos! Eles fazem muito bem para sua saúde e melhor ainda para o planeta.

Dica: Já existe feira exclusiva de produtos orgânicos, fica localizada na Praça do Rádio Clube, o horário de funcionamento é as quartas-feiras das 08:00h às 11:00h.

4 comentários:

Gabriela Medrado disse...

Nossa, não sabia de tudo isso não!! Valeu Thiago pelo esclarecimento. \o/
eh gente, blog da Umap também é cultura... hehehe

André disse...

Muito legal Thiago!!!
Tem muita coisa que agente só ouve falar e as vezes não tem a minima idéia do porque, com esse seu texto eu tirei algumas duvidas que eu tinha desse essunto!!!
Uma vida mais saldável só depende da nossa própria força de vontade !!!

Dani disse...

gostei tb!!!!altas coisas q a gente come e nem sabe como são produzidos!!

Anisio disse...

Muito Bom, mas cade o espetinho de carne soja, to esperando Thiago.