quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Pesquisa revela que ter amigos aumenta a expectativa de vida


Uma pesquisa realizada pela Universidade Birgham Young nos Estados Unidos revelou que ter amigos aumenta a esperança de vida em até 50%.
A pesquisa analisou dados de aproximadamente 150 estudos sobre as chances de sobrevivência em relação a redes sociais. Para os pesquisadores norte-americanos, ter poucos amigos pode ser tão prejudicial quanto fumar 15 cigarros por dia ou ser alcoólatra.

Importância dos amigos

Os cientistas acreditam que tomar conta de outras pessoas nos faz cuidar melhor de nós mesmos. Para a pesquisadora que liderou o estudo, Julianne Holt-Lunstad, há muitas formas pelas quais amigos, colegas e família podem aumentar a saúde e bem-estar de uma pessoa. Perder o apoio social pode diminuir ainda mais as chances de sobrevivência do que obesidade ou sedentarismo.

Os cientistas analisaram 300 mil pessoas em quatro continentes em um período de sete anos. Segundo esta análise, aqueles com redes sociais mais fortes se saíram melhor em resultados da saúde e expectativa de vida. A probabilidade destas pessoas estarem vivas em qualquer idade era quase duas vezes maior do que aqueles considerados solitários.

O pesquisador, Timothy Smith, alerta que os aparatos modernos e a tecnologia podem levar algumas pessoas a pensar que as redes sociais face a face não são mais necessárias. Ele afirma que como humanos, nós encaramos relacionamentos como algo garantido, somos como peixes que não notam a água. A interação constante não é apenas um benefício psicológico, mas influencia diretamente nossa saúde física.

Fonte: Diário da saúde

Um comentário:

Gabriela Medrado disse...

É... o negócio é ter mtos amigos e cuidar deles verdadeiramente. Acho q todos estes benefícios são porque nós deixamos de pensar só na gente, e paramos para ajudar o próximo...