sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Sites para ajudar a escolher o candidato

Encontrei essa matéria no site da Superinteressante, e realmente é interessante não só para escolhermos os nossos candidatos mas para ficarmos de olho depois que forem eleitos.

1- Repolítica (www.repolitica.com.br)

A partir de 8 perguntas sobre ideologia, valores e prioridades, o site faz um ranking com candidatos que têm o perfil mais próximo ao do eleitor. O teste fica cada vez mais preciso com a contribuição dos internautas, que aprovam ou não os resultados recebidos. O site também cruza opiniões dos internautas (que palpitam sobre qualidades e defeitos dos políticos) com dados do TSE e do Transparência Brasil para ranquear 20 mil nomes em listas, como a do candidato mais ético, a do mais competente etc.


2- Eu lembro (www.eulembro.com.br)

É uma mão na roda para acompanhar o que tem sido dito sobre os candidatos na internet. Em um lugar só, é possível ver o que foi postado no YouTube, no Twitter ou em sites de notícias sobre cada um dos políticos. Também deixa os eleitores palpitarem em um fórum a favor ou contra o candidato e mostra quanto de apoio ou crítica eles recebem dos internautas.

3- Promessas de políticos (www.promessasdepoliticos.com.br)

A ideia do site é arquivar todas as promessas que os presidenciáveis fazem durante a campanha. A partir de notícias publicadas na imprensa, o que cada um disse é destacado e classificado por áreas como educação, saúde, segurança, etc. É uma boa ferramenta para saber o que o que os candidatos andam falando e para registrar o que foi dito para cobrar no futuro.

4- Vote na web (www.votenaweb.com.br)

Com tantos deputados e senadores se candidatando novamente este ano, o site é interessante para saber se estes parlamentares fizeram alguma coisa Brasília ou apenas tiraram férias por lá com o nosso dinheiro. Ele lista os projetos apresentados pelos políticos no Congresso, quantos foram aprovados e quantos estão em tramitação.
Quem se cadastra no site pode votar nas propostas que ainda irão passar pela Câmara ou Senado. Depois de votadas pelos deputados ou senadores, o site compara o resultado real com o que os internautas tinham opinado.

5- Eleitor 2010 (www.eleitor2010.com)
Por que um político acha que vai receber votos quando ainda em campanha ele já desobedece à lei? No Eleitor 2010, os eleitores podem denunciar fraudes, comícios e propagandas irregulares, boca-de-urna ou qualquer outro problema que tenha visto no processo eleitoral. Em um mapa do Brasil, os relatos são distribuídos por cidades e podem ter vídeos, fotos e áudios para provar o que é denunciado.


6- Transparência Brasil (www.transparencia.org.br)

Criado em 2000, o site já virou fonte de consulta frequente para jornalistas. Ele disponibiliza históricos de todos os parlamentares do país, notícias de corrupção que os envolvem, processos a que respondem, além de dados de suas declarações de bens e quem financiou suas campanhas. É informação que não acaba – e tudo compilado de fontes oficiais.


Fonte: Superinteressante

Um comentário:

Gabriela Medrado disse...

Eu visiteu alguns sites desses. Muito interessante... DEvemos anotar na agenda e visitar regularmente.