terça-feira, 12 de abril de 2011

Qual o segredo da felicidade?


Júnior Mendes

Minha esposa e eu entramos em uma farmácia e a atendente nos entregou um cupom para participar de uma promoção e disse:

- É só preencher os dados e responder a pergunta “qual o segredo da felicidade” em uma frase criativa e vocês estarão concorrendo a uma viagem.

Pela viagem, preenchemos. Mas depois fiquei pensando: uma frase para revelar o segredo da felicidade? Será possível resumir tal segredo, buscado por homens e mulheres antes mesmo que as farmácias existissem? Não vou dizer aqui qual frase escrevi, pois tenho esperanças de ganhar a viagem. Também não vou dizer o nome da farmácia por dois motivos: não quero fazer propaganda gratuita e também quanto menor a concorrência, melhor.

O que posso dizer é que tentei ser criativo, fazendo um jogo de palavras entre o “aqui e agora” e o “sempre”. Deixando de lado o concurso, vamos à pergunta: qual o segredo da felicidade? Não acho que desvendá-lo é uma questão de criatividade. Agora, quanto a se tratar de uma frase, não acho que nenhuma possa resumir tal ideia, mas sei que para muitas pessoas, uma frase marcou, encheu de esperança e alimentou a felicidade de muita gente. Para alguns, o segredo da felicidade foi ouvir a amada dizer: “Eu te amo pra sempre!” Quem teve e tem esse prazer vive com essa frase todos os dias a lhe alimentar a felicidade. Para outros foi ouvir: “Você está curado” e isso foi como nascer de novo.

Para Abraão, o pai da fé, foi quando ouviu a frase: “Em ti serão benditas todas as famílias da terra”. Apesar de todas as dores, dificuldades e incertezas que enfrentou foi essa frase que o fez feliz a vida toda. Para Pedro foi quando ouviu de Jesus: “Pedro, tu me amas? Apascenta as minhas ovelhas”. Tudo mudou, ele se sentiu perdoado de seus erros e dali para frente não houve prisão, dores ou cruz que o tenha feito perder a felicidade. Enfim, para Paulo foi ouvir: “A minha graça te basta, o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. O pró ativo Paulo conseguiu descansar em Jesus, certo de que mesmo em uma oração não respondida como esperava ele podia ser feliz.

E você, qual o segredo da felicidade? Que frase marca e sustenta sua felicidade? Antes que você responda, perceba algo nas frases de Abraão, Pedro e Paulo. Todas têm uma origem: Deus. Todos, depois de ouvirem a frase enfrentaram lutas e tristezas, mas permaneceram firmes naquilo que creram, portanto, a felicidade não mora nas circunstâncias, mas em um coração que descansa em Deus, apesar de qualquer coisa. Felicidade, assim, é mais que um sentimento, é uma convicção. E, por fim, só quem a tem de verdade e pode compartilhar comigo e com você é Deus. Qualquer outra proposta é momentânea. Em Deus, em Jesus a felicidade não é passageira, pois não depende de dias tristes ou alegres, depende de fé e confiança na sua Palavra.

Qual o segredo da felicidade? Não podemos afirmar que sabemos o segredo, mas a partir dessa reflexão sabemos que uma frase é um meio de mantermos nossa felicidade, pois o segredo da felicidade está não em frases, mas em uma pessoa: Jesus Cristo, Ele é o segredo revelado a todos os homens e é nele que a vida encontra a tal da felicidade. Qual frase então marca a sua felicidade? Busque na Palavra de Deus e você vai encontrar aquela que pode ser referência para ser feliz de verdade.

Bom, a frase que escrevi lá na farmácia, eu prometo que, se ganhar, conto para vocês em algum outro texto. Por hora faço algo mais importante. Deixo mais uma frase de Jesus para você: “Felizes são os limpos de coração, porque eles verão a Deus” – Mateus 5.8

Fonte: Fumap


Um comentário:

Gabriela Medrado disse...

Perguntinha difícil hein?! Eu sei dizer que a felicidade verdadeira, ou melhor a alegria só vem de Deus, e só Ele que nos completa...