sábado, 31 de março de 2012

Aquilo que te traz esperança

Sabe aqueles dias que sua alma se encontra aflita? Com medo? Ansiosa? Sabe aqueles dias que você olha para sua circunstância e parece que não vai conseguir, e que talvez o melhor caminho seja desistir?

Sabe aqueles dias que a dor parece tomar conta do seu coração? E você sente como se uma mão estivesse apertando seu coração? E te falta o ar. Te faltam as forças. Te falta a vontade.

Eu conheço esses dias, você conhece esses dias, Elias conheceu esse dia quando se escondeu no deserto, com medo, Davi conheceu esse dia quando via que os inimigos eram muitos, Moisés conheceu essa angústia quando viu o povo reclamar, depois de tantas conquistas. Pedro se sentiu profundamente arrependido e dolorido, quando negou ao Senhor. E o que dizer de tantos outros?

Tenho prestado atenção nas pessoas. Elas não param. Correm pra lá, correm pra cá. Centenas de carros passam todos os dias por mim. Centenas de pessoas olham para mim, passam por mim… E logo esquecem. Eu logo esqueço.

Você já parou para pensar quantos mundos, quanta vida, quantas experiências cada pessoa carrega dentro de si? Quantos traumas. Quanta dor. Quantos arrependimentos. Quantas filosofias e crenças. Coisas que talvez nós nunca saibamos.

Isso tem me feito pensar.

A cada novo dia, quando olho para o céu, vejo desenhos diferentes nas nuvens. Sinto que novas sensações, novos momentos estão ali, prestes a se formar no céu que há dentro de mim. Sinto uma necessidade de esperança. De ar. De encontros.

Mas tem dias que as nuvens escurecem. Não é mesmo?

Tem dias que as nuvens não são desenhos. Tem dias que a dor parece invadir. O medo. O céu parece estar inquieto. E a gente não sente o balançar das asas dos anjos, o vento gostoso. A gente não sente vontade de sonhar. A gente não sente vontade de prestar atenção em mais ninguém. Apenas em nós mesmos, na nossa dor. Porque isso nos incomoda. Isso nos aflige.

Mas depois que a tempestade passa e a noite chega, tudo muda.

E apesar de parecer não haver esperança, algo começa inverter o nosso pensar. Olhando aquela imensidão negra e ao mesmo tempo brilhante, tudo muda. Começo então a imaginar o tamanho de Deus. Que é muito maior é do que o espaço, do que o universo. Do que os céus. Começo a imaginar o tamanho do coração de Deus, e de repente já estou imaginando o tamanho do amor de Deus.

Ele te ama.

E, sim, existirão dias difíceis. Existiram problemas, existiram lutas. Existirão… Mas não se esqueça que existirão dias bons também.

Existirão dias em que você vai se sentar na mesa com a sua família para almoçar, e vai comer aquela comida cheirosa e gostosa, e vai se sentir feliz, porque ali estão pessoas, que com todos os seus defeitos e lutas, estão felizes, estão permanecendo.

Existirão dias em que você vai abraçar a sua esposa e vai compreender que os desentendimentos são muito pouco diante do imenso amor que você sente por ela.

Existirão dias em que você vai olhar seu filho brincando, e vai entender que independente das dificuldades que ele possui, das lutas que ele tem que enfrentar, está ali um ser humano, um pedaço seu, alguém que carrega a esperança de que você é eterno. De que você vai durar para sempre nesse mundo, através da sua geração.

Hoje, eu quero me atentar para essas coisas. Essas coisas que me trazem esperança. Esses momentos que me trazem paz.

As risadas dos amigos, a sensação de se estar apaixonado, a cor do céu, o cheirinho do bebê, a sensação de pisar descalço na grama, a plantação de flores encostada no muro, o livro que me faz fugir do mundo, as histórias da infância do meu pai, os conselhos da minha mãe, a comida da vovó, a sensação de se ganhar um presente, a confissão, a mudança de vida. O batismo. As fotos que tirei, as cidades que conheci. O feijãozinho que plantei no algodão. As brincadeiras de criança, a corda, o elástico, o futebol. A amizade verdadeira. A simplicidade de Deus. Os sonhos realizados. O ataque de risos. Aquele filme gostoso. A sensação boa de tomar água quando tenho sede. O abraço do pai, a pipoca do cinema, o desabafo, o casamento, a formatura, a dança, o movimento das árvores com o vento, o barulho do rio, a música dos pássaros, a sensação de liberdade…

E desejo que você, que está lendo esse texto, se atente também.

Acalme a tua alma, e creia! Olhe ao seu redor. Olhe o que Deus já te deu. Sinta o amor do Pai, Ele está aí ao seu lado, nesse exato momento.

Ele é a sua esperança.

E o melhor de tudo é que esse Pai de amor, não julga os seus medos. Ele faz exatamente como fez com Elias, envia um anjo para te alimentar. Te sustentar. Porque Ele entende o que você sente. Ele conhece o seu coração. Ele conhece cada canto do seu coração. Cada cômodo da sua alma. Conhece as paredes, e o encontro delas… Conhece as janelas, as portas. Ele conhece você.

Espero que entenda, que no final das contas, chegará um dia em que não veremos mais em partes. Veremos por completo. Vamos olhar para a nossa vida e entender o motivo de todas as coisas.

E lembre-se que mesmo que o nosso rosto envelheça, mesmo que a nossa pele se torne flácida, mesmo que o nosso cabelo fique branco, o importante é que o nosso espírito permaneça crendo. Porque o tempo pode até passar, mas a palavra do Senhor não.

Esse é o meu recado pra você hoje. Não desista. Talvez você não entenda agora, mas você não precisa entender. Você precisa confiar. Porque até aqui te ajudou o Senhor. Porque Ele não te abandonará. E toda a circunstância adversa só te trará crescimento. Deus está moldando seu caráter.

Logo logo, você desfrutará da plenitude.

E é isso que Deus deseja.

“Quero trazer à memória o que pode dar esperança.” Lamentações 3:21

Laís Schwarz (www.cabecajovem.com)

Um comentário:

Gabriela Medrado disse...

Texto mto lindo e profundo. Vale à pena a leitura, que com certeza vai edificar =)